Antes de escolher um tema a ser seguido para a G1 pesquisei diversos projetos que trabalham com tecnologia e os sentidos. Nessa busca, registrei os três que mais me identifiquei:
Pulse of the City - George Zisiadis
Ao pesquisar criações que trabalham com audição encontrei o "Pulse of the City", do designer George Zisiadis. O projeto é um objeto (instalação) interativa com formato de coração que ao se basear nos batimentos cardíacos de quem o segurasse, produz uma música no mesmo ritmo.
- Localização: Boston
Madeleine - Amy Radcliffe
Com o intuito permitir que as pessoas consigam guardar cheiros importantes para elas, Amy Radcliffe criou a Madeleine, um dispositivo capaz de capturar qualquer cheiro e sintetiza-lo dentro de um frasco ao levá-lo para um laboratório logo em seguida. A turma decidiu que esse projeto não era viável para o trabalho já que o seu uso não está diretamente ligado à tecnologia.
Bubbelle Dress - Philips Design
No ramo de roupas futurísticas encontrei diversos projetos que utilizam sensores, LEDs, sistemas de resfriamento e entre outras tecnologias. Chamadas de wearables, ela são peças inteligentes que em sua maioria se conectam com outros dispositivos (celulares, computadores, televisões etc).
Um dos projetos que me interessei foi o Bubelle, da Philips, um vestido com sensores biométricos que ativam dependendo da emoção do usuário, podendo brilhar mais ou menos e até mesmo mudar de cor.
REFERÊNCIAS:
ZISIADIS, George. "Pulse of the City"
Disponível em: http://www.georgezisiadis.com/pulse-of-the-city
Acesso em: 14/05/2019
CURVELIVE. "A blushing dress and an excitable body suit", 2007.
Disponível em: https://www.curvelive.com/Magazine/Archives/eighteen/A-blushing-dress-and-an-excitable-body-suit
Acesso em: 14/05/2019
RADCLIFFE, Amy. "How to succeed with your Madeleine"
Disponível em: https://vimeo.com/68778690
Acesso em: 14/05/2019
Comments