Por me interessar bastante por realidade virtual e aumentada decidi pesquisar mais sobre projetos que inserissem o usuário em um ambiente novo a partir de sons ou imagens.
ATELIER DES LUMIÈRES
O Atelier Des Lumières é um museu/centro de arte digital em Paris que tem como objetivo a imersão do espectador na arte projetada nas paredes. Eles também utilizam músicas para intensificar a sensação que querem gerar.
CAVES
O projeto CAVES são espécies de cavernas - espaços - que simulam uma realidade virtual nas paredes a partir de projeções. Essa forma de imersão auxilia profissionais como designers e arquitetos a visualizarem melhor os seus projetos.
ORBB
Orbb é um projeto de cápsula que foi pensado para manter os funcionários de uma empresa relaxados a partir de exercícios de meditação e respiração que acontecem dentro do produto.
Exposição
A exposição consiste em diversas instalações digitais – cabines – que se modificam dependendo dos interesses do indivíduo. A proposta é fazer o espectador sentir-se dentro da sua própria mente, conectando-se consigo mesmo.
Para o seu funcionamento, o espectador precisa completar um questionário anteriormente no site da exposição ou no próprio museu registrando seus interesses, como cor, estilo musical e ambientes favoritos. Em seguida, um código é gerado e é necessário digitá-lo dentro da instalação para iniciar a experiência. A partir de um banco de dados pré-programado com uma grande quantidade de sons, imagens e cheiros, a cabine digital consegue modificar o seu interior.
Conteúdo da cabine digital:
- Sistema de resfriamento e aquecimento
- Painéis interativos
- Isolamento acústico
- Banco de dados com inúmeros efeitos sonoros, imagens, vídeos e cores
- Sistema de cheiro com essências básicas que simulam o cheiro do ambiente escolhido.
- Sensores de toque e movimento
A propostas é a imersão do visitante dentro de uma representação digital de sua mente. A intenção é que ele saia da cabine pensando na exposição como uma experiência única.
Em sala de aula, após conversas com o professor, percebi que o Atelier des Lumières e as CAVES digitais são projetos muito parecidos com a minha ideia.
Cápsula
Visando conectar o humano com a sua mente, a cápsula My Head é uma espécie de casulo que insere o usuário dentro de um ambiente digital totalmente customizável. Trabalhando principalmente com os sentidos humanos, o produto permite a alteração do que se vê, cheira, e escuta dentro do seu interior.
A capsula conta com as mesmas funções da cabine digital citada acima.
Comments