Ao analisar as duas ideias e suas propostas percebi que na exposição os expectadores não estariam realmente conectados com a sua mente já que cada pessoa teria um tempo limitado para ficar nas salas. Além disso, o projeto não ficaria em exibição para sempre.
Assim, a ideia mais adequada para conectar o indivíduo com o seu interior é a capsula proposta, uma espécie de cabine / santuário. Em casa o individuo vai se sentir mais a vontade e conseguira realmente relaxar.
My Head - Cápsula da mente
Visando conectar o humano com a sua mente, a cápsula My Head é uma espécie de casulo que insere o usuário dentro de um ambiente digital totalmente customizável. Trabalhando principalmente com os sentidos humanos, o produto permite a alteração do que se vê, cheira, e escuta dentro do seu interior.
A My Head foi pensada para ser colocada dentro do quarto do usuário, servindo como um santuário ou apenas uma distração. A capsula tem 1,70 metros de altura, 1,50 metros de largura e 2,10 metros de comprimento. Por ser bem grande, existe a possibilidade de também usá-la como uma cama. Ela possuí algumas saídas essenciais para entrada e circulação de ar. Abaixo, comparação de tamanho entre a My Head (vista frontal e lateral esquerda) e um humano de 1,70 metros.
Para o seu interior, pensei em duas opções: diversas telas flexíveis ou projeção interativa. A dificuldade da primeira opção é que só poderá ser executada em um futuro não tão distante. Os projetos atuais de telas que permitem curvá-las como os apresentados pela LG e Samsung ainda estão sendo desenvolvidos. A Samsung, por exemplo, utiliza telas OLED cobertas por um subtrato plástico capaz de imitar a resistência do vidro. Assim, as telas conseguem ser flexíveis e, segundo a empresa, inquebráveis. Para o primeiro cenário, levando em consideração que essa tecnologia já esteja no mercado, o interior da cápsula será revestido por cinco telas touchcreen: três nas paredes, uma no chão e uma no teto. Utilizando o aplicativo "My Head" - disponível para smartphones - é possível ligar as telas para assistir imagens e vídeos feitos digitalmente através de uma conexão via bluetooth.
Todo o visual pode ser customizado através do aplicativo, desde a alteração de apenas um elemento até uma mudança geral. Além disso, é possível interagir com o cenário ao tocá-lo, podendo balançar as folhas de uma árvore ou criar pegadas ao pisar na tela do chão. Os sensores de pressão presentes nas telas indicam a força do toque.
Uma alternativa é mudar o formato da cápsula, mantendo-a com um formato retangular e permitindo a utilização das telas já existentes atualmente. Porém, a imagem não vai ser em 360 graus.
Já na segunda situação, os gráficos serão mostrados através de projeções, uma boa opção devido as superfícies interativas. Os projetores, atrelados ao teto da cápsula, formariam as imagens por todo o interior do produto. Nesse caso, existiriam sensores de toque para manter a interação presente no primeiro cenário.
Similares a um jogo open world, o My Head contém uma extensa coleção de cenários produzidos digitalmente. Apesar de virtuais, os cenários foram muito bem desenvolvidos e remetem muito ao mundo real. No aplicativo, eles são divididos por temas, como Floresta, Praia, Ruínas etc.
A My Head contém um assento inclinável e móvel, favorecendo um maior conforto ao usuário e permitindo a utilização da cápsula como uma grande cama. Além disso, é possível controlar a temperatura da poltrona para combinar com os cenários escolhidos pelo usuário. Atualmente, existe um projeto chamado Hyperchair, uma cadeira que controla a temperatura do ambiente de quem esteja sentado e ainda reduz os custos que um ar condicionado geraria. A ideia foi pensada por um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley , liderados por Peter Rumsey, CEO da empresa Point Energy Innovations.
Ainda visando no conforto do usuário, também é possível alterar a iluminação de dentro da cápsula.
Em vermelho: localização das telas ou superfícies para projeção.
Atrás do assento encontra-se o sistema de aromatização da cápsula. Dentro desse compartimento é possível colocar cartuchos de aroma que serão ativados caso o usuário sinta-se a vontade. O produto consegue misturar e sintetizar os aromas, formando cheiros únicos. Como representado na imagem acima, o aparelho é removível. Embaixo do sintetizador encontram-se pequenas caixas de som para reprodução da música de fundo - escolhida pelo usuário ao se conectar com serviços de streaming de música -. Para os efeitos sonoros - pré definidos em cada ambiente - são utilizados caixas de sons diferentes que localizam-se ao lado do assento, na parte superior.
O aplicativo
Em sequência: tela inicial, tela de login e menu
Após a compra da My Head, o cliente ganha a permissão para baixar um aplicativo específico do produto. No seu smartphone ou computador, é possível controlar a inclinação do assento, os vídeos nas telas, sons e cheiros dentro da cápsula e compartilhar a sua criação com os amigos.
Primeiramente, é preciso registrar-se no aplicativo. O app contém cinco caminhos principais em seu menu: criar, explorar, minha conta, my head e amigos.
Criar – Criação de um cenário novo. Ao clicar em "conectar", as telas da cápsula se ligam sozinhas.
Minha conta – Configuração da conta do usuário, permitindo a alteração do username e senha. Nessa tela também é possível entrar em contato com os desenvolvedores.
My Head – Entrar em algum cenário já criado por você, continuar ou iniciar a customização do interior da cápsula. As telas, ao ligadas , vão transmitir tudo o que for escolhido no aplicativo via bluetooth.
Explorar – O usuário tem a opção de vivenciar o My head de outros indivíduos. Se você está satisfeito com a sua criação é possível disponibilizá-la para a comunidade. Não é possível "curtir" ou "descurtir" um projeto.
Amigos – Se o indivíduo gostar do My Head de outro usuário é permitido se adicionarem e manterem um contato.
Em sequência: tela de criação, opções avançadas da criação e visão geral do "explorar"
Wireframe do aplicativo
Bibliografia:
https://meiobit.com/388560/samsung-novo-display-oled-smartphones-flexivel-inquebravel/
https://www.r1audiovisual.com.br/blog/projecao-interativa-inumeras-possibilidades-para-o-seu-evento
https://www.bdcnetwork.com/hyperchair
https://ced.berkeley.edu/events-media/news/hyperchair-helps-office-employees-control-their-individual-environments
Comentários