top of page
Buscar
Foto do escritorLeon Soarez

Roupas inteligentes - G1

Atualizado: 25 de mai. de 2019

Enflux - Projeto


Enflux Motion Capture Clothing ou Enflux Exercise Clothing é uma vestimenta inteligente com motion sensors que analisam os movimentos do usuário em tempo real, beneficiando o monitoramento durante a atividade física, prevenindo lesões, monitorando os batimentos cardíacos e avisando a hora de parar a atividade. O projeto teve uma campanha no site Kickstarter que o ajudou a arrecadar mais de R$100.000,00 dólares para o seu desenvolvimento. Atualmente a roupa já pode ser encomendada pelo site da empresa Enflux.




Encontrei diversos tipos de projetos que trabalham com roupas inteligentes, porém o Enflux difere-se da maioria já que seu objetivo não é a estética, mas a saúde do usuário.

O projeto foi vendido inicialmente como forma de monitorar em 3D os movimentos e consequentemente o desempenho de atletas durante atividades físicas. Muitas pessoas que estão na academia acabam se lesionando pela execução incorreta dos exercícios, causando principalmente problemas na coluna e articulações. O Enflux, por fazer uma monitoração 3D ao vivo, permite analisar os movimentos do usuário no aplicativo da roupa (ele é adquirido após realizar a compra da vestimenta) e notifica se a atividade está sendo feita de forma adequada. No fim do treino, o aplicativo mostra a análise feita durante todos os exercícios, dando dicas e formas de melhorar o seu desempenho.

Uma curiosidade é que diferente da proposta inicial do projeto (atividades físicas), a roupa começou a ser utilizada no desenvolvimento de jogos em Realidade Virtual (VR) e filmes por não ser um investimento tão caro para testes iniciais de movimento.



A vestimenta é dividida em camisa e calça. Ela contém um total de dez sensores de movimento, inclui monitor para visualizar os batimentos cardíacos, conexão via bluetooth, tecido resistente e antiodor e a bateria dos sensores dura até 10 horas (recarregáveis via USB).

Antes de iniciar o uso da vestimenta é preciso, via Unity ou Blender, calibrar a camisa. O processo é simples e é basicamente dobrar a camisa ou calça e girá-las até o programa pedir para parar. Isso é necessário para os sensores funcionarem de forma precisa durante as atividades.

Ao comprar a roupa o usuário ganha acesso a um aplicativo gratuito para ser utilizado durante as atividades físicas. O programa vai coletar os dados dos sensores e vai mostrar em tempo real os movimentos feitos.

Na tela do aplicativo é possível ver um boneco 3D do usuário. A aplicação vai servir como um auxílio durante o treino, indicando se a postura está correta, forma correta de executar um exercício e até mesmo o porcentual de força durante a atividade. Além disso, se a pessoa estiver com um fone de ouvido, o aplicativo da as informações por áudio.





Modificações


A Enflux é realmente muito benéfica a todo tipo de atleta. Porém, a roupa possui apenas dez sensores que mesmo calibrados não vão conseguir representar de forma precisa o movimento real do usuário. E isso é confirmado pois a roupa vem sendo utilizada em testes iniciais de movimentos em filmes e jogos. Assim, a vestimenta necessita de mais sensores para não prejudicar um atleta iniciante, por exemplo, que não sabe a angulação e posição certa de alguns exercícios.

Contudo, adicionar mais sensores pode tornar o seu uso um pouco desconfortável levando em consideração que eles são encaixados na roupa. Uma alternativa seria a implementação de sensores impressos no próprio tecido, algo que já vem sendo pesquisado. A empresa Fraunhofer ISC, por exemplo, apresentou em 2016 a camisa MONI. O produto teve sensores impressos com tinta piezoeléctrica, onde o desenho é impresso e depois, por meio de um campo elétrico, os polímeros piezoeléctricos se aliam.


 

Em um agachamento, por exemplo, se a pessoa estiver muito inclinada para frente ou não está com a coluna alinhada precisaria olhar para o celular ou ouvir o áudio do aplicativo para perceber o erro. O problema aparece se o usuário não se sente confortável com vozes durante o exercício. Assim, seria interessante ter a opção de os próprios sensores iluminarem quando a posição e angulação de algum membro estivesse inadequada. Com isso, o treino não seria prejudicado.

O sistema de iluminação teria três cores principais: verde, amarelo, vermelho. Na execução de uma flexão, por exemplo, se a posição do usuário estiver muito diferente da mostrada no aplicativo, os sensores iluminariam uma luz vermelha. Ao se ajustar e estiver próximo da posição correta, as luzes passam a ser amarelas, indicando que o indivíduo ainda pode fazer mais força e aproximar mais o peito do chão ou afastar/aproximar os braços. Ao chegar na posição ideal, a luz torna-se verde.


 

Acredito que seria interessante a vestimenta possuir um sistema de resfriamento levando em consideração que em um treino pesado a pessoa tende a suar muito. Um projeto desenvolvido na Universidade da Pensilvânia, nos EUA, consiste em uma vestimenta que possui nano fios flexíveis e feitos de materiais eletro calóricos que, ao passarem por um campo elétrico, são capazes de diminuir a temperatura em sua volta.


 

Mudanças no aplicativo também são necessárias, como a customização do personagem 3D, podendo mudar o cabelo, cor da pele, cor dos olhos etc. Assim o usuário vai se sentir melhor representado e o treino será mais divertido.

Além disso, é interessante que o aplicativo passe a ter a opção de gravar o movimento feito pelo modelo 3D e formas de compartilha-lo em redes sociais, como o Facebook e Instagram.

Em uma questão de estética, a empresa poderia investir no desenvolvimento da vestimenta em outras cores a partir da escolha do usuário. Antes de encomendar a roupa o comprador poderia customiza-la com detalhes e trocar a tintura ao pagar um preço adicional.



REFERÊNCIAS:


ALECRIM, Emerson. "Financia isso: Enflux, a roupa de treino que monitora seus exercícios", 2016. Tecnoblog.

Acesso em: 19/05/2019


Campanha do projeto disponível em:


Site da empresa disponível em:

https://www.getenflux.com


CUNHA, Renato. " Novos sensores inteligentes impressos sobre tecido monitoram a saúde e exercícios", 2016. Stylourbano.

Acesso em: 19/05/2019


GUILHERME, Paulo. " Prepare-se: no futuro, roupas terão seu próprio sistema de ar-condicionado", 2016. Tecmundo.

Acesso em: 20/05/2019


Projeto de traje com sistema de resfriamento disponível em:

https://scholar.google.com/citations?user=FbiL1VIAAAAJ&hl=en#d=gs_md_cita-d&u=%2Fcitations%3Fview_op%3Dview_citation%26hl%3Den%26user%3DFbiL1VIAAAAJ%26citation_for_view%3DFbiL1VIAAAAJ%3AB3FOqHPlNUQC%26tzom%3D180


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Trabalho G2 - Primeiras ideias

Tênis Uma das ideias que pensei para o trabalho foi um tênis capaz de se adaptar dependendo da situação do usuário. Ao correr numa...

留言


bottom of page